GRUPO DE PESQUISA


Atualmente temos cinco linhas de pesquisa e intervenção, a saber: 

 

1. Políticas públicas, modos de vida e ruralidades (Coordenação da Linha: Laís Leite) 

Objetivos: 1. Desenvolver pesquisas que tenham como foco os modos de vida de sujeitas(os) campesinas(os); Elaborar estudos e intervenções sobre as políticas públicas nos contextos rurais; 2. Realizar intervenções e estudos no campo das políticas públicas de agricultura familiar; 3. Conhecer a percepção de sujeitos(as) envolvidos(as) sobre políticas públicas federais, estaduais e/ou municipais;  

Palavras-chave: Políticas Públicas;  Modos de Vida; Ruralidades; Ambiente Rural; Comunidades rurais.

 

2. Políticas públicas, direitos humanos e diferenças (Coordenação da Linha: Geovane Torres) 

Objetivos: 1. Investigar sobre políticas públicas direcionadas aos direitos humanos de sujeitos e grupos precarizados devido a identidade de gênero, sexualidade e/ou raça; 2. Fomentar discussões sobre a descolonização e políticas das diferenças no seio das políticas públicas, analisando aquelas direcionadas à LGBTQIA+, mulheres, população negra e indígena na América do Sul, Brasil, Ceará e Região Metropolitana do Cariri; 3. Analisar estratégias identitárias nos processos de luta por reconhecimento por parte de movimentos sociais LGBTQIA+, feministas, negros e indígenas. 

Palavras-chave: Políticas públicas; Direitos humanos; Marcadores sociais da diferença; População LGBTQIA+.

 

3. Educação em contextos rurais (Coordenação da Linha: Laís Leite) 

Objetivos: 1. Realizar intervenções e estudos sobre os desafios e potencialidades do cotidiano escolar em contextos rurais; 2. Analisar os documentos legislativos que asseguram o direito à educação no contexto brasileiro; 3. Acompanhar as políticas públicas locais e regionais sobre a educação em contextos rurais; 4. Identificar e visibilizar o fechamento de escolas do campo nas comunidades da Região Metropolitana do Cariri. 

Palavras-chave: Educação; Educação básica; Ruralidades; Ambiente Rural; Comunidades rurais.

 

4. Território, cultura e gênero (Coordenação da Linha: Emanoella Belem) 

Objetivos: 1. Desenvolver pesquisas tendo como foco as questões de gênero a partir de seus atravessamentos com culturas e territórios; 2. Promover discussões sobre gênero em espaços culturais e contextos rurais e urbanos; 3. Avaliar como as políticas culturais contribuem para inclusão das mulheres nos espaços artísticos; 4. Conhecer a percepção das mulheres no contexto rural sobre as questões de gênero e arte. 

Palavras-chave:  Território; Arte e Cultura; Memória; Gênero; Mulheres.

 

5. Educação, saúde e desigualdades (Coordenação da Linha: Rocelly Cunha) 

Objetivos: 

 

Palavras-chave: