Desafios e potencialidades no cotidiano escolar para residentes em contextos rurais de Barbalha-CE
08/2023-08/2024
Projeto de pesquisa, selecionado e aprovado com bolsas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI): Desafios e potencialidades no cotidiano escolar para residentes em contextos rurais de Barbalha-CE.
Coordenadora: Maria Laís dos Santos Leite;
Bolsistas: PIBIC: João Vitor Silva (CNPq-PRPI/UFCA - 08/2023- ATUAL); José Erick da Silva (CNPq-PRPI/UFCA - 05/2024- ATUAL); Larissa Mascarenhas Figueiredo (CNPq-PRPI/UFCA - 10/2023- 04/2024); Antonio Lima de Brito (08/2023-10/2023).
PIBIC-AF: Patrícia Castro Sousa (CNPq-PRPI/UFCA - 08/2023- ATUAL); Auris Flor Maciel da Silva (Funcap-PRPI/UFCA) - 08/2023- ATUAL);
PIBIC-EM: John Tallyson do Nascimento Ferreira (CNPq-PRPI/UFCA -03/2024- ATUAL).
Resumo do projeto
No Brasil, crianças e adolescentes que residem em contextos rurais são mais afetadas(os) pela exclusão escolar. Em 2019, 10% das crianças de 4 e 5 anos e de adolescentes de 15 a 17 anos residentes nos contextos rurais estava fora da escola, situação ainda mais preocupante em contextos de alta vulnerabilidade como no Semiárido. Tal desafio é enfrentado por crianças e adolescentes que vivem em comunidades rurais no Distrito do Caldas e Distrito Arajara - em Barbalha, município situado no estado do Ceará, Nordeste brasileiro - que apontam como principais justificativas para o abandono escolar: a distância da sede do município e a precariedade do ônibus escolar oferecido pela Prefeitura. Em 2022 apresentam-se novas dificuldades para efetividade do acesso à educação para estas(es) sujeitas(os): o fechamento de uma escola no Distrito do Caldas e a dificuldade em utilizar o ônibus escolar que não operava em algumas comunidades rurais do Distrito Arajara. Neste contexto, delineamos como objetivo geral: compreender os desafios e potencialidades do cotidiano escolar para residentes em contextos rurais de Barbalha-CE. Para tanto, realizaremos uma pesquisa qualitativa, utilizando como estratégia metodológica do estudo de caso e como procedimentos de coleta de dados da observação participante e realização de entrevistas semiestruturadas com até 24 participantes, entre lideranças comunitárias, mães/pais/responsáveis de estudantes, gestores escolares e representantes do poder público municipal. As entrevistas serão tratadas e compreendidas com base na análise de conteúdo. Como produtos deste projeto de pesquisa, além de publicações científicas, desenvolveremos um livro de memórias e narrativas sobre a escola que foi fechada em 2022 e um minidocumentário sobre as dificuldades do acesso à escola no território pesquisado e o fechamento da escola rural.
Resultados parciais da ação
No âmbito do projeto Desafios e potencialidades no cotidiano escolar para residentes em contextos rurais de Barbalha-CE foram realizados encontros para leituras e reflexões sobre a exclusão escolar no contexto local, brasileiro e latino-americanos, especialmente a partir do efetivo funcionamento da linha de pesquisa intitulada “Educação em contextos rurais” do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas, Territorialidade e Diferenças- Uné (https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8440575540128434#linhaPesquisa) dentre as atividades destacamos a realização a conferência Educação em contextos rurais na América Latina com o Prof. Dr. Luiz Ribeiro (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, http://lattes.cnpq.br/4707346826137662) no lançamento das atividades do nosso grupo de pesquisa e da Roda de Conversa Saber-Fazer, em 23 de novembro de 2023, sobre Trajetórias de vida e de escolarização de jovens camponeses da Universidade Federal de Rondônia com a Prof.ª M.ª Angelica de Souza Lima (http://lattes.cnpq.br/0479056710449635).
Também estivemos na organização do I Congresso Internacional de Políticas Públicas, Territorialidade e Diferenças, realizado de 3 a 6 de outubro de 2023, em que um dos grupos de trabalhos foi voltado a Educação em Contextos Rurais (https://www.une23.com/eventos/i-congresso-internacional) compuseram a programação do evento, relacionado ao eixo: o Simpósio: Educação no campo e educação do campo: diálogos (inter)nacionais; a Roda de conversa: Educação, artes e cultura e(m) contextos rurais: compartilhando experiências; e a Apresentação de trabalhos do GT que comporão o caderno de resumos e um livro com os trabalhos que receberam a melhor avaliação.
Das atividades em campo, evidenciamos os momentos de reflexão junto às comunidades sobre as problemáticas vivenciadas, histórico e impactos; levantamento de informações e exemplos sobre o que foi vivenciado; apresentação da proposta de co-construção do livro e do minidocumentário; participação em atividades de iniciativa da comunidade e poder pública em que se ressalta as potencialidades da educação em contextos rurais, das quais mencionamos o projeto Mungunzá com Poesia de autoria e coordenação da cordelista e educadora popular Lindicássia Nascimento (https://www.instagram.com/p/CyUV8aXuxwz/?img_index=1); a realização da contação de histórias que buscam contribuir com o pertencimento local pela formadora de Ciências Humanas da Secretaria de Educação do município de Barbalha, Ana de Arajara (https://www.instagram.com/p/C4ya-ApJ_wy/?img_index=4).
Como publicações do grupo com base nas ações realizadas no projeto de pesquisa em tela, citamos o trabalho Exclusão escolar e(m) contextos rurais: compartilhando experiências de ações co-construídas no Distrito do Caldas e Distrito Arajara em Barbalha, Ceará relacionado às ações do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas, Territorialidade e Diferenças-Uné aprovado para apresentação oral no GT 34: Nordestanças psi: imagens, devires e composições de um território afetivo vivo no XXII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) que ocorreu entre os dias 01 a 04 de novembro de 2023 na cidade de Niterói-RJ (https://www.encontro2023.abrapso.org.br/programacao). A apresentação do trabalho Impactos na formação acadêmica e pessoal de bolsistas em projetos em contextos rurais” na modalidade resumo expandido que será publicado no caderno de resumos (no prelo) do I Congresso Internacional de Políticas Públicas, Territorialidade e Diferenças, realizado de 3 a 6 de outubro de 2023, e selecionado para publicação no livro com os melhores trabalhos do evento (no prelo).
Além disso estão sendo desenvolvidos capítulos sobre o Sítio Solzinho, Sítio Coité e Riacho do Meio no livro Narrativas e memórias dos contextos rurais do Cariri cearense.
Como produtos deste projeto de pesquisa, além de publicações científicas acima mencionadas, temos trabalhado em parceria com as outras ações do Uné em produtos para/com os grupos e entidades envolvidas:
O livro Narrativas e memórias dos contextos rurais do Cariri cearense está sendo construído em parceria com o programa de extensão, selecionado e aprovado com bolsa pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA): Pela tela, pela janela: Contribuições para compreensão e registro de desafios e potencialidades do cotidiano escolar para residentes em contextos rurais de Barbalha-CE;
O minidocumentário O (longo) caminho até a escola, um produto audiovisual sobre as dificuldades do acesso à escola no território pesquisado e o fechamento da escola rural desenvolvido em parceria com o Projeto de cultura, selecionado e aprovado com bolsa pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult): O (longo) caminho até a escola: Iniquidades no acesso à educação de residentes em contextos rurais de Barbalha.
Um detalhamento das ações e divulgações podem ser localizadas no perfil do Instagram: https://www.instagram.com/une.ufca.