08/2024 - 07/2026

Projeto de pesquisa, selecionado e aprovado com bolsas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI): Entre o cultivo e o consumo: mapeando as estratégias e espaços de comercialização da agricultura familiar no Cariri cearense.

Coordenadora: Maria Laís dos Santos Leite;
Bolsistas: PIBIC: João Vitor Silva (CNPq-PRPI/UFCA - 09/2024 - ATUAL); PIBIC-AF: Jesus Bernardo dos Santos (CNPq-PRPI/UFCA - 09/2024 - ATUAL); PIBIC-EM: Jhonattan Emanuel Morais da Silva  (CNPq-PRPI/UFCA - 09/2024 - ATUAL).


Resumo do projeto

A Região do Cariri cearense tem se (auto)afirmado como um importante território de produção e comercialização de itens da agricultura familiar, artesanato, gastronomia, medicina popular e diversas outras práticas e expressões culturais. Além das políticas públicas, a comercialização dos produtos se dá em feiras livres e especialmente nas feiras agroecológicas. Atualmente há dezenas delas no território, algumas são apoiadas por sindicatos, associações e outras entidades da sociedade civil e movimentos sociais. Neste contexto destacamos enquanto objetivo geral mapear as estratégias e espaços de comercialização da agricultura familiar no Cariri cearense e como objetivos específicos: Levantar quais as políticas públicas são acessadas por agricultores e agricultoras do Cariri cearense; Catalogar as feiras locais realizadas na Região do Cariri, com foco nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha-CE; Colaborar com o registro e valorização das feiras locais como espaços de comercialização de produtos de base familiar, formação sociopolítica e expressão dos modos de vida do território. Para tanto, realizaremos uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos princípios do construcionismo social, com a pesquisa no cotidiano utilizando para a produção de dados das técnicas de observações e conversas no cotidiano que serão compreendidos por meio da análise de práticas discursivas. Esperamos como resultados contribuir com os estudos acerca da agricultura familiar, políticas públicas e comercialização da produção agrícola e cooperar com o registro e valorização das feiras locais como espaços de comercialização de produtos de base familiar, formação sociopolítica e expressão dos modos de vida do território. Desenvolveremos como produtos deste projeto de pesquisa, além de publicações científicas em periódicos e eventos: uma cartilha para divulgação das políticas públicas de agricultura familiar junto aos participantes, familiares e poder público; um produto audiovisual sobre as estratégias e espaços de comercialização da agricultura familiar do Cariri cearense e uma página no site do Laboratório Uné em que estejam detalhadas as feiras locais realizadas na Região do Cariri, com foco nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha-CE.


Feiras da Região Metropolitana do Cariri